sexta-feira, 6 de junho de 2014

O que é Sustentabilidade ?

Segundo Robert G. Bailey, autor da publicação Ecoregion-Based Design for Sustainability e geógrafo do United States Forest Service in Fort Collins, sustentabilidade é a capacidade de um sistema ecológico manter processos ecológicos e funções ecológicas, diversidade biológica e produtividade ao longo do tempo. Já para os autores Jeroen C. J. M. van den Bergh e Jan van der Straaten, sustentabilidade está relacionada à capacidade de se perpetuar indefinidamente no tempo.

Outra definição do conceito em exame seria a “característica das atividades humanas que respeitam os princípios de preservação dos componentes da biodiversidade, regulando o uso dos recursos renováveis e não renováveis e a assimilação da poluição e dos resíduos” (Krieger et al., 2006), ou passo que na segunda edição de seu Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente, o IBGE conceitua sustentabilidade como “conceito associado ao Desenvolvimento Sustentável, envolve as idéias de pacto intergeracional e perspectiva de longo prazo. Sustentabilidade é a capacidade de um processo ou forma de apropriação dos recursos continuar a existir por um longo período”.

Naturalmente não há como pensar em sustentabilidade sem remeter ao conceito de desenvolvimento sustentável o qual pode ser entendido como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades (Our common future, 1987). Evidentemente essa não é a única visão a respeito do conceito de desenvolvimento sustentável, sendo bastante reconhecida a idéia difundida pelo Professor Ignacy Sachs de que o desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado quando for estabelecido o equilíbrio das cinco dimensões da sustentabilidade, a saber a econômica, a social, a ecológica, a espacial e a cultural. À essa noção de Sachs, Seiffert propõe o acréscimo da dimensão tecnológica por reconhecer que a sustentabilidade pode ser comprometida caso as tecnologias escolhidas sejam inadequadas ao contexto em que serão implantadas, o que é facilmente visualizado no caso de importação de tecnologias produzidas em países desenvolvidos para países em desenvolvimento (Seiffert, 2007).

Portanto, tratar de sustentabilidade, bem como de desenvolvimento sustentável é uma tarefa que requer a habilidade de lidar com uma questão absolutamente multidisciplinar e a interação entre as diversas áreas do conhecimento é fundamental para assegurar que o conceito se torne uma prática, garantindo o alcance de todas as metas estabelecidas de forma que sejam atingidas tanto as benesses mercadológicas de ser sustentável quanto a efetiva melhora ambiental, o que daria subsídios para o atendimento das presentes e futuras gerações em todas as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário