quinta-feira, 24 de abril de 2014

Entendendo a proposta do Edital 41 do Banco Central...

A proposta do Edital 41 do Banco Central do Brasil é um marco na história da economia e das instituições financeiras brasileiras! Ao integrar o drive do desenvolvimento sustentável na concepção das operações, dos produtos e dos serviços financeiros dos bancos nacionais, o Bacen está afirmando seu comprometimento com a constituição de um mercado justo, viável e sustentável. A audiência pública pode ser dividida em três grandes assuntos: princípios, política de responsabilidade socioambiental (PRSA) e relatório de responsabilidade socioambiental. Vejamos cada um deles...

Primeiramente, a proposta está baseada na ideia do desenvolvimento sustentável como aquele que permite uma atuação economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa. Para alcançar tal performance é preciso pensar em como minorar impactos socioambientais, manter um relacionamento de confiança mútua e de livre troca de informações, buscar aprendizado com riscos e oportunidades, gerenciar os riscos inevitáveis e assegurar participação e engajamento de todos os stakeholders.

Para conseguir tais objetivos baseados nos princípios da transparência, da ética, do respeito e da prestação de contas, o BC propõe que as instituições financeiras estabeleçam e implementem Políticas de Responsabilidade Socioambiental (PRSAs). Essas políticas são instrumentos de gestão integrada que garantem uma relação sustentável entre instituições financeiras, clientes, colaboradores e sociedade. Ao propor diretrizes para mensuração de impactos socioambientais de produtos e serviços financeiros, a oferta do produto certo para o cliente certo, disponibilização de informações para a tomada de decisão, existência de um mecanismo para resolução de conflitos, análise minuciosa de riscos e oportunidades nos campos de mudanças climáticas e biodiversidade, adequado gerenciamento do risco socioambiental e engajamento das partes interessadas na execução da política, o Banco Central integra a PRSA à política estratégica dos conglomerados financeiros, garantindo definitivamente a prática de finanças sustentáveis e a sustentabilidade como foco estratégico das instituições financeiras.

Como a proposta do Bacen se baseia na transparência, na ética e na accountability, a última minuta da Audiência Pública versa sobre o Relatório de Responsabilidade Socioambiental que é a ferramenta de disclosure das ações propostas na PRSA. Dado o grau proposto de prestação de contas, esses reports ficariam disponíveis por pelo menos 5 anos em site na internet e seriam objetos de auditoria independente.

O arcabouço proposto para o Edital 41 é bem completo e oferece ferramentas que assegurariam um caminho seguro para o desenvolvimento sustentável no setor financeiro. Ao incorporar o triple bottom line, a transparência, os relacionamentos baseados na confiança recíproca, a performance perene, a prestação de contas, a construção conjunta e o engajamento, o Bacen dá um passo muito importante na obtenção de um sistema com excelentes benefícios sociais, econômicos e ambientais. Parabéns!!!

2 comentários:

  1. Enfim alguém que escreveu sobre esse bendito Edital 41, clareando as coisas, explicando. Todas as postagens do Google são anteriores a 2014 e à publicação do Edital. Parabéns ao Guilherme por perceber que alguém tinha que abordar esse assunto com competência, lisura e isenção.

    ResponderExcluir
  2. E-mail: RODIONOVAELENNA@KATAMAIL.COM
    Para qualquer um em grande necessidade de empréstimo para resolver alguns problemas financeiros, eu sou um particularmente grave, legitimamente certificada que pode ajudá-lo a resolver seus problemas financeiros pela graça de Deus. Nós somos o tempo ideal para honrosa a repetidas promessas do nascimento de seus filhos, no log esta actroie de crédito. Não você não deixe escapar esta oportunidade
    Por isso faço empréstimos desde 2000 até 5.000.000 Euros para alguém sério, honesto e moral acima de tudo de bom que me paga de acordo com os prazos acordados em uma taxa de 2% a 3%.Em seguida, qualquer pessoa em necessidade pode contactar-me pelo meu endereço de e-mail: rodionovaelenna@katamail.com

    ResponderExcluir